Social icons


Este Verão (qual?) deve ter sido dos piores que me recorde (pelo menos aqui para o Norte). Não dá para ir à praia, e tem dias que nem dá para sair de casa.
Apesar das receitas não serem frequentes por aqui, cá por casa é o que mais gosto de fazer.

Da caminhada matinal, trouxe uns miminhos, estas amoras silvestres que colhemos cuidadosamente  (e orgulhosamente), que serviram de inspiração perfeita para estes queques.

Com a família por casa, e com aquela do coração alérgica ao glutén, foi o pretexto necessário para uma sobremesa merecida. A receita, bem, essa foi adaptada daqui.



Queques de amoras silvestres, baunilha e limão, sem glúten

Ingredientes (que me deram para 8 queques)

140 gr de farinha sem glúten (usei esta, disponível no Celeiro)
80 gr de açúcar amarelo
2 saquetas de açúcar baunilhado Vahiné
2 ovos
100 gr de queijo creme ou o equivalente em natas (usei queijo creme light)
50 gr de manteiga light com redução de sal
50 ml de leite (usei sem lactose)
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspa e sumo de um limão
Amoras q.b. (ou outro tipo de fruto silvestre)
Açúcar em pó para polvilhar



Modo de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º
Junte todos os ingredientes secos numa tigela, peneirado a farinha.
Numa outra tigela, bata com a vara de amares os ovos, o queijo-creme, a manteiga (amolecida mas que não esteja quente) e o leite.
Junte o preparado líquido ao preparado seco. Bata até obter uma massa espessa mas cremosa.

Coloque uma colher de sopa do preparado na forma e acrescente as amoras, empurrando-as para baixo. Acrescente mais meia colher de sopa e com a ajuda de uma colher de sobremesa, tape as amoras e acrescente mais umas em cima.

Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno. No tabuleiro do forno coloque água.
Deixe no forno entre 15 a 20 minutos.

Retire e polvilhe com açúcar em pó e sirva com um chá gelado.





16 comentários

  1. Ficaram super bonitos e apetitosos :) Fico sempre contente quando vejo amoras, e tu utilizaste-as mais que bem. E ocorreu-me agora que não tenho nenhuma receita de queques no meu blog ahah
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem, isto parece-me muitoooooooooooo bem!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Costumo fazer com mirtilos, mas com amoras deve ficar igualmente delicioso! Nham nham!

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, fiquei a salivar! Que optimo aspecto! Vou experimentar :) Beijo enorme miuda bonita! <3

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi com amoras, mas realmente têm tão bom aspecto!
    <3

    ResponderEliminar
  6. Minha nossa!!! Ia já com uma xícara de chá (até rimou) :P

    ResponderEliminar
  7. Óptimoooo aspecto e lindas fotografias! Eu também gosto muitooooo de cozinhar e cá por casa ando sempre a experimentar receitas. Ainda não tenho aqui formas para bolos mas vou experimentar mal as compre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente eu que também adoro cozinhar é tão raro me lembrar fotografar para colocar no blog! É um aspecto que quero mudar, sem dúvida :)
    E olha, ia mesmo bem um queque desses agora!!! Yumiii

    ResponderEliminar
  9. meu deus, que bom aspecto!
    sete-mil-razoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. OMG that looks delicious!!
    http://carolinapinglo.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
  11. Já anotei a receita, que aspecto delicioso :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Não bastava eu ser uma gulosa de primeira para não deixar de ler este post, quando li "Sem glúten" captou ainda mais a minha atenção! Tenho uma sobrinha com a mesma intolerância ao glúten e é mais difícil para mim surpreendê-la com estes miminhos quando a tenho por cá. Vou anotar esta e experimentar em breve! :)

    Beijinhos,

    Sofia
    Blog: Frames and High Heels

    ResponderEliminar
  13. Uiiii que ja marchavam tb!! Adoro ♥
    Obrigada pelo comentário querida! A gravidez é uma fase maravilhosa mas efectivamente não é um mar de rosas e tenho várias amigas que também estão grávidas e também têm várias queixas... não é tão bonito quanto pintam mas que é maravilhoso é!! E não trocava por nada :)

    ResponderEliminar
  14. Ficaram com optimpo aspecto!

    Também me aventuro nas receitas sem glúten à anos, sou intolerante e as opções cada vez são mais no mercado o que é uma maravilha. Há uns anos não era nada fácil encontrar produtos sem glúten, e os preços eram astronómicos, hoje em dia caminha-se noutra direcção!

    With love,
    The pink lemonade

    ResponderEliminar
  15. Tão lindos e apetitosos!! Tenho de experimentar fazer a receita :) beijinhos

    ResponderEliminar

-

-