Social icons

As transições são sempre difíceis. Seja as indecisões da meia-estação, ou das mudanças inevitáveis que acontecem na nossa vida.

Ter um projeto de vida, é bom, não o nego. Permite-nos estabelecer objetivos, lutar por eles, reajustá-los à medida que vamos avançando.

Sempre fui daquelas miúdas muito decididas na minha vida. Sempre soube o que quis no 10º ano, o que quis no ingresso na faculdade. E saber o que queria, para onde ia, foi sempre tão acolhedor, tão seguro. Agarrei-me muito a essa segurança. Assim que inicio a minha tese de mestrado, a última etapa do derradeiro final de um ciclo de aprendizagem, que as minhas dúvidas começavam. Passei por momentos difíceis. E quantas saudades sentia dos tempos em que levantar-me às 6h para entrar às 8h era uma autêntica felicidade. Passei tantos anos da minha vida a estudar (e com tanta paixão), que já não sabia o que era fazer uma coisa diferente, ou melhor, como era estar ali, eu Catarina, e como adaptava o meu dia-a-dia.

Um ano de tese volvido, entrega a Maio de 2014, sabia que deveria defendê-la em três meses. Entramos em Setembro, exatamente há um ano atrás, e as coisas eram agora diferentes. Não tinha um destino, um rumo, aquela segurança de sempre saber para onde ir tinha sido horrorosamente e sem reflexão retirada de mim. Levantava-me todos os dias a aguardar um email que me indicasse quando a data da minha defesa. Foi exasperante ficar sem chão.
Nessa altura dediquei-me ao blog, como meu escape, decidi tentar algumas coisas mais criativas, e a verdade é que o Le Frenz cresceu. Cresceu do meu tempo, e cresceu convosco. Envolvi-me com novas marcas, e meu deus como gostei deste fever de conhecermos novas coisas e podemos explorá-las quase em primeira mão.

E aquilo que ia demorar 3 meses demorou quase 8 - sim, é mesmo isso, quase 8. Defendi a minha tese a 20 e tais de Janeiro, para desespero de toda a gente.
Mais uma vez, uma etapa conseguida, ainda que atribulada. Não sei o que foi pior. Se dedicar-me a 100% à minha tese, viver e dormir para aquilo, se passar 8 meses à espera da minha defesa, sem nunca saber quando seria.
Volvido este tempo, a sorte (e acredito que algum - muito - trabalho), sorriu-me. Faltava-me mais um ano de estágio profissional para ser psicóloga, e depois de um ano para esquecer, uma nova etapa tinha a percorrer. Fui chamada para uma entrevista para um estágio profissional numa escola pouco tempo depois da minha defesa, e fiquei.
Mais uma vez estava a transitar. Transitar para aquilo que era natural, mas que exigia mais uma vez de mim de sair da minha zona de conforto.

Desde que comecei a trabalhar que sinto que ainda não consegui a tempo inteiro combinar as minhas 9h de trabalho, com a casa que tenho para cuidar, com o ginásio que quero e gosto de ir, com o meu namorado e companheiro de todos os momentos, e com as minhas viagens constantes à família, ali bem no norte do país.
A inspiração fugiu-me. As forças também. A vontade de estar com o outro, no pouco tempo que tenho, acabou sempre por ser superior, e como eu precisei disto. Precisei do outro, da minha terra, da minha casa, e do meu ginásio para não me perder nesta mudança, e para me ajustar a ela.
Ainda hoje é difícil conciliar. Mas a cada dia penso que a esta Catarina que tentou encontrar-se falta-lhe esta parte criativa, e de ligação com o mundo virtual que tanto me apaixonou.
Defini prioridades, encontrei inspirações através da mesma rotina que mantenho há já muito tempo - o pinterest - e voltei a Setembro com a ideia de que seria Janeiro, para uma rentrée.

Transitando de menina para mulher, neste papel que me disponho todos os dias, o de profissional, o de amiga, o de amante, (...), quero voltar a encontrar-me por aqui e a inspirar-me, e voltar a inspirar-vos. E crescer. Muito.
Porque este cantinho é tão especial que não merece o abandono, que merece mais. Merece que eu esteja com ele, e que ele se ajuste a esta transição. E merece que estejam com ela, da forma que vos apetecer. Passando por cá, deixando um like, deixando um comentário.

E será falando de transições que voltaremos como num Janeiro a este espaço.
#aquiloqueépessoaltambémdeveserpartilhado
#estecantinho
#lefrenzberries

14 comentários

  1. Lindo post. As transições assustam, mas é o melhor da vida! <3

    ResponderEliminar
  2. Que post lindo e sincero Cat. Que a rentreé seja em grande. Porque tudo o que é em grande, é arrebatador. E todas as mudanças são assim: assustadoras, marcantes e decisivas. Faz parte. Mas também é preciso, às vezes, recuar e saber quando estamos a dar um passo maior do que a perna.
    Vai com calma... Muda aos poucos. Torna a mudança menos arrebatadora. Nós estaremos sempre aqui à tua espera. Porque bom filho a casa sempre retorna.

    Que regresses em grande, mas na tua cadência! :) <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estes comentários que me enchem a alma e me fazem voltar. Obrigada pelas palavras, foram retidas! Beijinhos grandes <3

      Eliminar
  3. Querida Catarina, como te compreendo! Este ano de 2014 também me limitou muito a presença por aqui quando se tornou difícil conciliar tudo, o que também afectou a minha inspiração para o blog, e só agora em Setembro consegui organizar-me e recuperar uma rotina que me permitisse dedicar-me novamente, e depois de algum afastamento ganhar novamente inspiração e motivação.
    Passei por cá algumas vezes para ver se havia novidades.
    Fico muito contente com este regresso! Espero que a vida te esteja a sorrir em todos os aspectos! :)

    Um beijinho,

    --
    Sofia
    Seventeen Seconds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sofia, espero ver-te pelo 17 seconds mais vezes que gosto muito de te ver por lá :) Obrigada pela força e um grande beijinho para ti <3

      Eliminar
  4. Todas as mudanças, boas ou menos boas, de uma forma ou outra fazem bem e tens todo o tempo do mundo para te habituares a elas. Nós continuaremos por aqui :)

    Carolina @ 1495 M. acima do nível do mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por continuares por aqui Carolina e obrigada pelas palavras :)

      Eliminar
  5. Como te compreendo, estou agora a passar por isso enquanto estou na recta final da escrita da minha tese de doutoramento!
    Boa sorte e muita força para este regresso. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hei-de chegar aí ao doutoramento eheh :P Muita muita força, e que estas mudanças na tua vida sejam positivas!

      Eliminar
  6. Catarina, que este seja um regresso em grande!
    E como foi bom ler as tuas palavras, o teu desabafo. As transições são assim mesmo, vamos passando por elas uma e outra vez, elas voltam... Mas com elas também trazem coisas boas, novas ideias, novos objectivos, e sabe tão bem quando conseguimos organizar todas essas ideias nas gavetas certas... Tenho a certeza que tudo vai correr bem! Muito boa sorte nesta nova fase! Vai ser um prazer continuar deste lado, a ler tudo o que tiveres para nos contar! *

    ResponderEliminar
  7. Que bom ver-te por aqui de novo, Catarina! Já tinha saudades do Le Frenz. :D

    Mais ainda foi melhor ler algo teu em tom de desabafo, algo mais pessoal.Estes momentos são sempre tão bonitos nos blogs, porque sentimos que ficamos a conhecer melhor quem escreve.

    Muita sorte para a nova fase e boa rentrée! Continuarei deste lado a ler o teu cantinho. :)*

    Joan of July

    ResponderEliminar

-

-