Social icons



A ideia de um pão brioche integral pode parecer estranha. Esta primeira tentativa foi, na verdade, bem a olho. Só tinha os ingredientes e uma preparação mal amanhada e por isso não ficaram tão bonitos quanto poderiam... Mas acreditem, estão deliciosos!




Ingredientes:
150 ml de leite (s/ lactose)
50 gr de manteiga
50 gr de açúcar
1 saqueta de fermento de padeiro
300gr de farinha integral (podem usar a farinha adequada para brioche para quem quiser normal)
3 gemas de ovo (+ 1 ovo para pincelar)
1 colher de sopa de açúcar baunilhado

Preparação: Aqueça ligeiramente o leite e junte o fermento. Numa tigela junte a farinha, o açúcar e o açúcar baunilhado e faça um buraco no meio. Nesse buraco coloque as gemas, a manteiga à temperatura ambiente e partida em pedaços pequenos, e o leite morno. Amasse com as mãos até obter uma massa homogénea.
Forme bolinhas médias, ou então coloque numa forma de bolo inglês untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Pincele com um ovo a massa (tentar pincelar toda a superfície para que quando a massa crescer não fique como os meus eheh). O truque para a massa levedar é deixar no forno à temperatura de 50º até duplicar de tamanho e depois subir a temperatura para os 180º durante 20 minutos.
Et voilá.



10 comentários

  1. Ohh adoro! Nunca fiz brioche nem qualquer outro tipo de pão - sou muito preguiçosa em ir comprar fermento de padeiro.Mas tenho mesmo de ir comprar, ando a perder o maravilhoso mundo do pão caseiro. E do brioche. Ai ai, tivesse eu tempo agora...

    ResponderEliminar
  2. Aiiii, ver isto às 11h da manhã, dá uma vontade imensa de ir a correr para a cozinha e pôr mãos à obra! Que delícia!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Já tinha ficado curiosa quando falaste sobre a receita no blog, por isso tive que vir espreitá-la. Já está na minha lista para experimentar. ^^

    ResponderEliminar
  4. Vou tão experimentar isto, Catarina Maria! Quer dizer, espero encontrar aqui fermento porque estes alemães têm supermercados muito desfalcados. Também quero experimentar um pão de abóbora que fazem aqui mas não tenho visto à venda e é uma delícia acabado de sair do forno com compota! Nhomnhom! Depois partilho a fotografia desta rua receita! :)

    ResponderEliminar
  5. Ai que delícia, linda Catarina! Estava ansiosa por esta receita e fiquei cheia de "água na boca!" para experimentar uns hamburgueres com esse pãozinho brioche! Acho que, como havías sugerido, vão ficar uma delícia. Obrigada pela partilha!!

    Sara Cabido
    Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar
  6. Têm um aspecto mesmo delicioso! E barrado com essa Não-tella (é, não é?) ainda deve ficar melhor!

    ResponderEliminar
  7. Parecem deliciosos, fiquei com vontade de experimentar.

    https://futilaoutil.wordpress.com/

    ResponderEliminar

-

-